quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barragem de Alqueva (Portugal)

A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa.
Possui uma altura de 96 m acima da fundação e altura de 458 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 260 MW(MegaWatts). A albufeira atinge, a cota máxima, aos 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.
Foi construída com o objectivo de regar para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infraestruturas do sistema global encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projecto.
Neste momento está em construção o reforço de potência da Barragem do Alqueva, sendo esta nova central constituída por dois grupos geradores reversíveis, com 130MW de potência cada um. Assim, a potência instalada da Barragem duplicará. A nova central estará funcional em Julho de 2012.



Barragem de Alqueva


Nenhum comentário:

Postar um comentário