quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cota máxima 12 de Janeiro de 2010






Site da Barragem de Alqueva

Vejam este site é muito interessante, irão saber tudo sobre a Barragem de Portugal .


Barragem de Alqueva (Portugal)

A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa.
Possui uma altura de 96 m acima da fundação e altura de 458 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 260 MW(MegaWatts). A albufeira atinge, a cota máxima, aos 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.
Foi construída com o objectivo de regar para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infraestruturas do sistema global encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projecto.
Neste momento está em construção o reforço de potência da Barragem do Alqueva, sendo esta nova central constituída por dois grupos geradores reversíveis, com 130MW de potência cada um. Assim, a potência instalada da Barragem duplicará. A nova central estará funcional em Julho de 2012.



Barragem de Alqueva


Desvantagens das Barragens

  • Uma das maiores desvantagens é o enorme custo das barragens, o longo tempo de construção e o impacto ambiental que elas provocam. Muitas vezes as albufeiras criadas submergem vales, encostas e por vezes até localidades.
  • Nem sempre são construídas barragens onde é necessária abundância de água.
  • Muitas das vezes a água existente não tem qualidade para ser aplicada em determinados fins destinados.
  • O aumento populacional no globo fez reduzir a quantidade de água per capita para 1/3 em relação a 1970.
  • O aumento do consumo de água com fins domésticos, industriais e agrícolas.
  • Degradação do património histórico e a paisagemda cidade.
  • Morte de várias espécies animais e vegetais.
  • A água acumulada na barragem fica estagnada o que leva ao aparecimento de microorganismos que podem tornar a água imprópria para consumo.
  • Obriga à inundação de grandes áreas



A construção de barragens apesar de regular os cursos de água tem um impacto bastante negativo a nível ambiental, como cheias em caso de ruptura, destruição de habitats, a erosão dos solos que tem um impacto negativo na vegetação do local, e também a degradação da qualidade de água do rio ou lagoa. O aumento do nível da água pode fornecer um habitat melhor para os peixes mas também destrói habitats humanos e de outras espécies.
A água acumulada na barragem fica estagnada o que leva ao aparecimento de microrganismos que podem tornar a água imprópria para consumo.

Vantagens das Barragens

-Há produção de energia eléctrica sem necessidade de poluição.

-Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo).

-Possível regulação do fluxo de inundações de um rio.

- Devido à disponibilidade ciclo da água é inesgotável.

- É uma energia totalmente limpa, não emite gases, não emite tóxico e não causa a chuva ácida.

- É uma energia barata, os custos operacionais são muito baixos, são constantes as melhorias tecnológicas que ajudem a explorar os recursos com mais eficiência.

- Ele armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação.

- Evita o perigo de cheias




(Barragem com as comportas abertas)

Energia criada pelas Barragens

Como dissemos anteriormente a energia obtêm-se através do aproveitamento do movimento das águas que movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia eléctrica. Este processo recorre a um sistema de turbinas que é atravessado por grandes massas de água, que as fazem mover, gerando um corrente electromotriz induzida devido à presença de dois conjuntos de ímans que produzem dois campos magnéticos que ao girarem se tornam se campos magnéticos variáveis, produzindo uma corrente que depois atravessa transformadores para poder ser transportada até as nossas casas.

(Esquema de uma barragem ou central Hidroeléctrica)

A água contida na albufeira é conduzida por um circuito hidráulico para uma central onde a água em movimento é aproveitada para fazer girar as pás das turbinas hidráulicas, que por sua vez faz funcionar o alternador, permitindo obter corrente eléctrica elevada de média tensão.
Esta tensão é posteriormente elevada através de transformadores e transportada até aos consumidores. O conjunto constituído pelo circuito hidráulico, turbina, alternador e transformador designa-se por grupo gerador hidroeléctrico.
energiahidrica esquema2 Funcionamento da Energia Hidrica   Barragens HidroElectricas
(Esquema de uma Barragem Hidroeléctrica)
LEGENDA:
  1. Reservatório;
  2. Paredão da Barragem;
  3. Grelhas de Filtração;
  4. Canalização forçada;
  5. Turbina e Alternador;
  6. Turbina hidráulica;
  7. Eixo;
  8. Gerador Eléctrico;
  9. Transformadores;
  10. Linhas de transporte de energia eléctrica.

 
energiahidrica diagramablocos Funcionamento da Energia Hidrica   Barragens HidroElectricas
  (Diagrama que explica o começo da energia produzida e o local onde essa energia chega)
 (Turbinas que se movimentam com a água criando energia Eléctrica)
Uma barragem transforma a energia potencial da água em energia eléctrica.  
Como ? 

A água de um rio é acumulada num reservatório chamado de albufeira.

Quando se quer produzir electricidade, abrem-se comportas por onde a água se dirige por acção da força da gravidade. A energia potencial armazenada na água (parada) da albufeira transforma-se em energia cinética, devido à velocidade que a água adquire na queda.

(Barragem hidroelétrica)

O canal por onde se escoa a água vai dar ás  turbinas.
Turbinas são máquinas rotativas que se põem em movimento quando impulsionadas pelo jacto de água batendo nas suas pás.

Uma turbina está ligada a uma máquina eléctrica chamada de alternador. Esta máquina produz energia eléctrica quando roda.

Tipos de Barragens

As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira.
A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construção, a exploração e a observação. No projecto é determinado, após estudos no local e estudos relativos à rentabilidade da barragem, o tipo de barragem a construir. Desta forma, podemos dividi-las em dois grupos essenciais relativamente ao material de que são constituídas: 

  1. As rigídas:
  • Barragem de betão:

As barragens de betão feitas em vales apertados pois a resistência do betão tem algumas limitações relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens são também muito vulneráveis a certos tipos de situações. Se houver algum erro de projecção e a barragem fender pode ter consequências catastróficas. Já numa situação de galgamento pela água da albufeira não é tão prejudicial. Podemos definir dois tipos de barragem de betão tendo a forma como são construídas.

  • Barragem de gravidade: 
As barragens de gravidade são um dos dois tipos de barragens de betão (represas de concreto, no Brasil). São constituídas por uma parede de betão (concreto) que resiste pelo próprio peso à impulsão da água e transmite as solicitações à fundação. A utilização de contrafortes a jusante permite aligeirar a parede da barragem.

  • Barragem em arco :
  A barragem em arco (português europeu) ou represa em arco (português brasileiro), também chamada de barragem ou represa em abóbada, é um dos dois tipos de barragens de betão (represas de concreto, no Brasil). São construídas em vales mais apertados, podendo desta forma a altura ser maior que a largura. A dupla curvatura, vertical e horizontal, aliada à grande altura pode conferir-lhes grande espetacularidade. A curvatura horizontal permite a transmissão da força da impulsão da água da albufeira às margens. 
  •  Barragem de Aterro:

Uma barragem de aterro é, como o próprio nome indica, um aterro, ou seja, é uma barreira de terra e/ou rocha que funciona de modo a reter a água. Ao contrário de uma barragem de betão, uma barragem de aterro não suporta bem o galgamento pela água e pode mesmo ter efeitos catastróficos. Já no caso de fendilhação, a barragem de aterro fica mais estável que uma de betão.
  
     2.  As não rigidas:
  • Barragem de terra:
As barragens do tipo terra são formadas pela deposição de grandes quantidades de terra sobre os cursos de água, sendo posteriormente compactada por equipamentos mecânicos específicos. Porém, também podem ser o resultado de escavações junto aos cursos de água.
  • Barragem de enrocamento: 
Uma barragem de enrocamento é um maciço formado por fragmentos de rocha compactados em camadas cujo peso e imbricação colocaram entre si a estabilidade do corpo submetido ao impulso hidrostático.
  • Barragem de terra-enrocamento: 
É um aglomerado de terra e pedras usadas para sustentação de uma barragem.

História das Barragens

As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento dos países. A sua construção devia ter sido sobretudo só para a escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água. Em nível mundial algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, no Egipto, Médio Oriente e Índia. Na Índia apareceram barragens de aterro  com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pela destruição das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de aumentar a construçao de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.


Barragem de Aterro

O que são?

Uma barragem, é uma barreira artificial, feita em cursos de água (rios) que serve para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água em zonas residenciais, agrícolas, industriais, para produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal de um rio.

O Início

 Neste Blog iremos postar tudo sobre as barragens as suas origens, como são utilizadas, as vantagens e desvantagens de as utilizar e exemplos de Barragens em Portugal