quinta-feira, 2 de junho de 2011

Energia criada pelas Barragens

Como dissemos anteriormente a energia obtêm-se através do aproveitamento do movimento das águas que movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia eléctrica. Este processo recorre a um sistema de turbinas que é atravessado por grandes massas de água, que as fazem mover, gerando um corrente electromotriz induzida devido à presença de dois conjuntos de ímans que produzem dois campos magnéticos que ao girarem se tornam se campos magnéticos variáveis, produzindo uma corrente que depois atravessa transformadores para poder ser transportada até as nossas casas.

(Esquema de uma barragem ou central Hidroeléctrica)

A água contida na albufeira é conduzida por um circuito hidráulico para uma central onde a água em movimento é aproveitada para fazer girar as pás das turbinas hidráulicas, que por sua vez faz funcionar o alternador, permitindo obter corrente eléctrica elevada de média tensão.
Esta tensão é posteriormente elevada através de transformadores e transportada até aos consumidores. O conjunto constituído pelo circuito hidráulico, turbina, alternador e transformador designa-se por grupo gerador hidroeléctrico.
energiahidrica esquema2 Funcionamento da Energia Hidrica   Barragens HidroElectricas
(Esquema de uma Barragem Hidroeléctrica)
LEGENDA:
  1. Reservatório;
  2. Paredão da Barragem;
  3. Grelhas de Filtração;
  4. Canalização forçada;
  5. Turbina e Alternador;
  6. Turbina hidráulica;
  7. Eixo;
  8. Gerador Eléctrico;
  9. Transformadores;
  10. Linhas de transporte de energia eléctrica.

 
energiahidrica diagramablocos Funcionamento da Energia Hidrica   Barragens HidroElectricas
  (Diagrama que explica o começo da energia produzida e o local onde essa energia chega)
 (Turbinas que se movimentam com a água criando energia Eléctrica)

Um comentário:

  1. 2021 Ford Escape Titanium 2021
    We have created Ford Escape Titanium 2021 with aftershokz trekz titanium the intention to bring titanium 200 welder you a titanium earrings hoops complete collection of the best online titanium bolts gaming joico titanium and entertainment

    ResponderExcluir